quarta-feira, 2 de abril de 2008

História


Em 2006 as Faculdades de Enfermagem e Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), que estavam inseridas no Programa Nacional de Reorientação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), iniciaram um diálogo para estabelecer ações conjuntas durante a implantação do referido programa. Orientações teórico-pedagógicas integradas e a diversificação dos cenários de aprendizagem do Pró-Saúde (BRASIL, 2005) estavam na pauta conjunta dos coordenadores do projeto nas duas unidades. No mesmo período, a representante da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde de Goiás (Aneps-GO), apoiada nos temas geradores identificados nos contatos com os diversos atores por meio de rodas de conversa, propôs parceria com essas faculdades para realizar um evento de extensão direcionado à educação popular no SUS, que envolvesse universidade, serviços e movimentos sociais.
As Faculdades de Enfermagem e Odontologia da UFG e a Aneps-GO, em uma tarde afetuosa de março de 2006, conceberam o projeto Café com Idéias. Ele é o resultado do desejo das partes de construir, no âmbito da universidade, espaços de discussão direcionados ao fortalecimento do SUS, em seus princípios e diretrizes reafirmados nas diversas conferências de saúde, nas lutas dos movimentos sociais e na reorientação da formação profissional em saúde (BRASIL, 2005), do ponto de vista das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Ministério da Educação (BRASIL, 2001, 2002).
A reorientação da formação profissional em saúde constitui um desafio na contemporaneidade (CECCIM; FEUERWERKER, 2004). Cientes disso, as faculdades envolvidas consideraram o projeto Café com Idéias estratégico para a reorientação das práticas e da formação em saúde. A proposta também dialoga com o desejo manifestado na Carta de Goiânia (ANEPS, 2003), que é o de incluir, nos currículos das instituições de ensino em saúde, conteúdos referentes às práticas de educação popular em saúde e de aproximar temáticas que muitas vezes são invisíveis no meio acadêmico.
O projeto de extensão universitária Café com Idéias: Parceria Universidade – Serviços – Sociedade na Formação em Saúde para a Diversidade, usualmente referido como Café com Idéias, desde 2006, discutiu em seus eventos o SUS e do direito à saúde dentro de temáticas específicas:
1) Integralidade na atenção à saúde;
2) Diversidade sexual;
3) Saúde da população negra;
4) Extensão universitária e promoção da eqüidade social;
5) Direito à saúde dos povos indígenas;
7) Cuidando da Cabeça: Ori-entações de Mulheres Negras;
6) Oficina de Educação Popular;
7) Integralidade em Saúde.

Bibliografia
BRASIL. Ministérios da Saúde e da Educação. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde PRÓ-SAÚDE. Brasília, DF: Ministério da Saúde e Ministério da Educação, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES n. 3 de 19 de fevereiro de 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES n. 3 de 07 de novembro de 2001.

CECCIM, Ricardo B.; FEUERWERKER, Laura C. M. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis - Revista de Saúde coletiva, Rio de Janeiro, v.14, n.1, p. 41-65, 2004.


ANEPS. Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde. Carta de Goiânia. In: ENCONTRO ESTADUAL DE MOVIMENTOS E PRÁTICAS E EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE, 1., 2003, Goiânia; CONFERÊNCIA TEMÁTICA DE MOVIMENTOS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE, 1., 2003, Goiânia. Relatório... Goiânia: ANEPS, 2003.


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